quarta-feira, 20 de março de 2013

Semelhanças e Diferenças entre a Igreja Carismática e a Igreja Romana

A Igreja Católica Apostólica Carismática não existe em função de outras Igrejas ou por se comparar com outras Igrejas. A Igreja tem a sua própria existência, independentemente de aquilo que outras organizações eclesiásticas possam ser ou fazer. Ainda assim, dado que Portugal e a grande maioria dos países de língua portuguesa se encontram cultural e religiosamente marcados pela acção da Igreja Católica Apostólica Romana, é habitual que as pessoas pretendam estabelecer comparações e descobrir as diferenças entre as duas Igrejas por forma a poderem fazer a sua avaliação religiosa. Não sendo este exercício absolutamente justo nem exaustivo, seguem abaixo as principais semelhanças e diferenças entre a Igreja Católica Apostólica Carismática e a Igreja Católica Apostólica Romana.

Semelhanças:

A Igreja Católica Apostólica Carismática aceita como norma de fé a Bíblia Sagrada;

A Igreja Católica Apostólica Carismática proclama a Fé enunciada nos Credos (dos Apóstolos, de Niceia e de santo Atanásio);

A Igreja Católica Apostólica Carismática celebra os Sete Sacramentos, com especial ênfase na Eucaristia ou Missa;

A Igreja Católica Apostólica Carismática crê na Comunhão dos Santos;

A Igreja Católica Apostólica Carismática usa paramentos e segue uma Liturgia de Rito Latino;

A Igreja Católica Apostólica Carismática possuiu um governo episcopal e é detentora de Sucessão Apostólica válida por uma via católica romana;

A Igreja Católica Apostólica Carismática faz parte da Igreja una, santa, católica e apostólica de Cristo e é um dos seus ramos tal como outras Igrejas também católicas como a Romana, Ortodoxa, Velho-católica e Anglicana.

A Igreja Católica Apostólica Carismática é ecuménica e dialoga fraternalmente com outras Igrejas cristãs, tanto católicas como não-católicas.

Diferenças:

O Espírito Santo é invocado, sentido e é actuante de forma constante em qualquer reunião ou actividade da Igreja;

As Missas são sempre carismáticas, abertas ao mover do Espírito Santo e à manifestação dos Seus dons ou carismas;

A nossa espiritualidade é essencialmente focada no Espírito Santo e em Cristo;

Em cada Missa ou Eucaristia há sempre uma oração de invocação de cura e imposição de mãos sobre os doentes;

Os sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Carismática podem e são exortados a casar-se;

Os divorciados podem tomar a Comunhão;

Os divorciados, e tendo sido casados religiosamente, podem voltar a celebrar um casamento religioso;

A Igreja Católica Apostólica Carismática tem a sua própria hierarquia e estrutura de governo, independentes da Igreja Romana.

A Igreja Católica Apostólica Carismática vive exclusivamente das contribuições voluntárias dos seus fieis e não recebe qualquer tipo de ajuda ou subvenção do Estado.

A Igreja Católica Apostólica Carismática assume-se como uma legítima alternativa para aqueles que buscam uma Igreja viva e aberta ao mover do Espírito Santo e que não querem abdicar da riqueza da vida espiritual e sacramental católicas. É também um lugar de descoberta para os evangélicos que pretendem radicar-se na Tradição católica e que queiram entroncar-se na Autoridade Apostólica sem perder o amor que têm pelas Sagradas Escrituras da Bíblia.



28 comentários:

  1. É por tudo isto que acima foi referido, que eu, Cristão Evangélico Pentecostal (para quê tanto título...) se dessa forma for dirigido, assisto e partilho a Palavra de Deus numa congregação Católica Apostólica Carismática. No fim de tudo, eu sinto-me bem onde o povo de Deus se junta com o propósito de louvar e adorar o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Deus abençoe a ICAC e o servo que tem colocado à sua frente em Portugal. Abraço Marco Lopes.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, moro em SC e gostaria de saber quais os dias e horários da igreja em Ribeirão Preto/SC.

    ResponderEliminar
  3. Irmãos, vocês não tem nada de Católico ,vocês são Cismaticos. Pecam na questão do Divorcio, pois Jesus fala que o que Deus une o homem não pode separar (Mt 19, 3-12). Vcs pecam, porque vcs não estão em acordo com a tradição que diz respeito ao Bispo de Roma. Santo Agostinho dizia: "Roma falou cessa o Assunto". Não há Santo em toda a Igreja que fale contra a Igreja de Roma, todos são a favor e a amam e vcs ousam falar em viver a Espiritualidade da Igreja, que Espiritualidade? Santa Teresinha fala em Historia de uma alma no manuscrito B que gostaria de morrer pela Igreja de Roma. Vcs são, na verdade, católicos protestantizados e Cristo não está na sua Igreja, a Igreja de Roma foi nomeada Católica por Inácio de Antioquia no ano 107, essa Igreja que ele nomeou é a de Roma com o seu Bispo, o sucessor de Pedro, ele que recebeu a chave do Céu (Mt 16,18-21) e não vcs! Pseudo Católicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eu saiba já existia igrejas cristãs antes do surgimento da católica. E Jesus não ensinou que Pedro era a pedra. Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram. Sabemos que a igreja católica surgiu por interesse do imperador Constantino.

      Eliminar
    2. Desinformada. Jesus disse Pedro tu és pedra e sobre te erguerei minha Igreja. Tudo que ligares na terra será ligado no céu e tudo que desligares na terra será desligado no céu. Jesus não disse eu sou a pedra.

      Eliminar
    3. Onde possa estar ou não Jesus Cristo,cabe a ele! Irmão Almir de carvalho Barros. Fique em paz,e não queira afrontar a fé dos irmãos.

      Eliminar
    4. Prezado Almir, não foi Pedro a pedra rejeitada pelos construtores. A pedra que os edificafores rejeitaram, tornou-se pedra Angular, pedra de esquina, firmamento, e esta é Jesus, Pedro, asdim como todos nós, foi pequena pedra edificadas em Cristo que é a pedra angular. O apostolo Paulo escrevendo a Igreja de Corintios disse que ninguém pode por outro fundamento ao que já está posto, a saber: Jesus Cristo, razão pela qual, Jesus nos ensina que é Ele e não outro o fundamento da Igreja, embora a igreja romana discorde de Jesus e ensine ser Pedro.

      Eliminar
    5. Bom dia irmão. Primeiramente falo a raquel araujo; a igreja católica apostólica Romana é a primeira igreja crista da história ,que nascer em Cristo e e os apóstolos, essa história que Constantino foi um apostasia que surgiu no livro código davice e posteriormente foi propaganda pelos protestantes. Te aconselho a fazer uma pesquisa mais profunda e não só ouvir especulação.
      Eugenio Pacelli, as duas referências de pedras tem sentido diferentes, quando jesus falar a Pedro que ele é a pedra de edficacao ele está dizendo que a igreja a ele fundou nas nos apóstolos e não na bíblia. Já quanto ele fala de pedra angular ele está se referindo a ele mesmo, pois pedra angular é que no meio de um ângulo e segura todas as outras. A pedra angular é a cabeça. Assim é está dizendo que ele é a cabeça da igreja.
      Meus o que vem passar são fortes dos meus estudos. Também já tive os mesmo pensamento que vocês.

      Eliminar
  4. Em outras palavras, a "Igreja Católica Apostólica Carismática" não passa de mais uma seita em meio às milhões que surgem.
    Mas, não tem problema, a Igreja Católica Apostólica Romana, já dura 2000 anos, e neste período, seitas apeceram e sumiram, e esse tal "ICAC", assim como o protestantismo, será apenas mais uma heresia na história da Igreja. "Céus e terras passarão, mas minhas palavras não passarão". Em resumo, é apenas mais uma seita a desafiar a Igreja de Cristo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah coitado você precisa ler mais a historia da Igreja, pois o casamento da Igreja com o Imperio Romano no governo de Constantino que vendo que o Cristianismo era bom, tomou para si, sem se dar contas que deveria mudar de vida ( 2 corintios 5:17 ), oficializou a Igreja como Catolica Apostoica Romana e o governo interferia na Igreja quando bem entendia, destituia ou instituia papas na hora que entendia mexer, isto no seculo III, LOGO, a mesma nao tem os dois mil anos que afirma ela ter.

      Eliminar
  5. Isso ai só é mais uma seita que vai de contra a Biblia a respeito do divorcio os padres nao vive o celibato. AVISO fujam dessa emboscada de satanás que se chama Igreja Católica Carismatica.

    ResponderEliminar
  6. Que benção conhecer uma Igreja dese porte, vendo os comentários vejo que é perseguida pela atual santa inquisição, assim como Jesus o foi. Essa Igreja é de Deus e quem duvida disto não conhece Jesus Cristo, mas conhece tradição que nada tem a ver com Cristo. Achei um site falando mal desta igreja coloco aqui o link caso não tenham visto, pois isso cabe medida judiciais. Continuem esse belíssimo trabalho. Deus os abençoe abundantemente.
    http://domvob.wordpress.com/2012/06/25/uma-nova-seita-no-meio-de-nos-a-igreja-catolica-apostolica-carismatica/

    ResponderEliminar
  7. O nome em inglês da igreja, que está no logotipo no topo da página, é Comunhão Internacional da Igreja Episcopal Carismática. O nome certo da igreja é episcopal ou católica?

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho muiiiitaasa do do povo sue participa destas seitas, porque engolem tudo o que foi colocado acima, por pura ignorância, pois estes sacerdotes para quem não sabe vem de uma realidade de um certo padre que foi excomungado pela Santa SE, e que depois se achou na autoridade de fazer a sua legião de falsos sacerdotes que acham que estão fazendo a transubstanciao do pão para o corpo de Cristo, e como conseguem fazer isto, se o seu maior foi descomungado, por ter sido desobediente só Santo Padre, e daí foi desligado no céu qualquer firma ou ação que queira achar seu é igual o da Igreja Católica Apostólica Romana, porque seja qual for esta pessoa ela não tem nenhum poder

    ResponderEliminar
  9. Dizia minha vó q qm vive de tradição não tem os pés no chão... esta mais do q na hora daqueles q se dizem católicos romanos pararem de perseguir e maldizer as religiões q tbm se denominam católicas pelo simples fato das mesmas não seguirem certas tradições católico-romanas... paremos todos com essa ignorância e esse achismo de que uma ireja é melhor q a outra... aos olhos de Deus somos todos iguais, não é a religião q professamos q nos salvará no juizo final... Jesus nos deixou bem claro o mandamento q diz: Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei. Está na hr de pararmos com a intolerância religiosa q nos cerca, darmos as mãos e professarmos a nossa fé... Deus ama a todos independente de cor, sexo ou religião.
    Obs: seremos julgados pelos atos q cometemos e não pela religião q seguimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou bonito e realmente Deus vai nos julgar pelos atos e não pela religião. Cada ser humano segue sua religião e acredita naquilo que lhe conforta, agora quem está certo ou errado só Deus todo poderoso poderá julgar e dizer a respeito. É ignorância sim uns ficarem julgando outros por causa de religião, Jesus Cristo não disse que era para seguir religião e sim seguir a ele com os seus ensinamentos e crenças.

      Eliminar
    2. Maria Fernanda, Jesus foi bem claro em Joao 12:48 quando disse quem rejeita a Ele e a sua palavra, já tem quem o julgue a paavra que eu preguei, pense bem nisto, quem julga é a palavra e não religião seja ela qual for. A paavra diz que só há um caminho para chegarmos a Deus, a religião que ensina outro caminho, esta será julgada pela palavra. A palavra afirma nao haver reencarnacao e sim ressurreicao, a religiao que orega reencarnação sera julgada pela palavra. A palavra ensina que o Bispo deve casado, marido de uma só mulher, a religião que prega que ele não deve casar-se, será julgada pela palavra. A religião prega que deve batizar recem-nascidos, a ra afirmar que antes tem que crer para poder se batizar, esta então será jugada pela palavra, segundo Jesus.

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Muitos aqui falam que os Católicos são inquisidores. Não conseguem justificar a criação dessa seita, então parte para acusações contra a Igreja Romana. Como vcs tem coragem para criar uma Igreja! Como Napoleão dizia "Eu teria que morrer na Cruz e ressuscitar para criar uma religião"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheça a Jesus e siga somente o caminho dele e não de religião, enquanto você fala de igrejas poderia está salvando almas para Jesus , e o que a ICAC faz , só dediquei esse tempinho pra esperar Deus tocar no seu coração e amar Jesus e não doutrinas de homens , Deus o abençoe

      Eliminar
    2. Conheça a Jesus e siga somente o caminho dele e não de religião, enquanto você fala de igrejas poderia está salvando almas para Jesus , e o que a ICAC faz , só dediquei esse tempinho pra esperar Deus tocar no seu coração e amar Jesus e não doutrinas de homens , Deus o abençoe

      Eliminar
    3. Sou contra todo tipo de Inquisição seja Romana que foi a mais destruidora de vidas, como a também protestante que assim como a Romana também matou.Agora sou adepto da palavra do Senhor que irá julgar que forem contra a mesma, dito pelo proprio Jesus em João 12:48

      Eliminar
  12. Pois muitos são os que virão em meu nome, proclamando: ‘Eu sou o Cristo!’, e desencaminharão muitas pessoas.

    ResponderEliminar
  13. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! — diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o Senhor." (Jeremias 23:1,2)

    ResponderEliminar
  14. Com os meus dois comentários acima, termino dizendo, será condenado todo aquele que, usando o nome de Cristo, dissipar ou espalhar o rebanho que só a Cristo deveria ser conduzido, independente de onde esteja este pastor. É uma verdade bíblica, não meramente uma tradição, como sugerem alguns... e por essa razão, àqueles que querem seguir o Cristo, deve tomar as escrituras como irrefutável.

    ResponderEliminar
  15. Eu só Fernando moro no Paraná queria saber sim to muito velho para ser um padre iada porque presiso muito deus não sei sim ele presisa demim porque um coração está muito sozinho sim eu fica todos oração com ele sei que eu nunca vou ta so

    ResponderEliminar