quarta-feira, 20 de março de 2013

Semelhanças e Diferenças entre a Igreja Carismática e a Igreja Romana

A Igreja Católica Apostólica Carismática não existe em função de outras Igrejas ou por se comparar com outras Igrejas. A Igreja tem a sua própria existência, independentemente de aquilo que outras organizações eclesiásticas possam ser ou fazer. Ainda assim, dado que Portugal e a grande maioria dos países de língua portuguesa se encontram cultural e religiosamente marcados pela acção da Igreja Católica Apostólica Romana, é habitual que as pessoas pretendam estabelecer comparações e descobrir as diferenças entre as duas Igrejas por forma a poderem fazer a sua avaliação religiosa. Não sendo este exercício absolutamente justo nem exaustivo, seguem abaixo as principais semelhanças e diferenças entre a Igreja Católica Apostólica Carismática e a Igreja Católica Apostólica Romana.

Semelhanças:

A Igreja Católica Apostólica Carismática aceita como norma de fé a Bíblia Sagrada;

A Igreja Católica Apostólica Carismática proclama a Fé enunciada nos Credos (dos Apóstolos, de Niceia e de santo Atanásio);

A Igreja Católica Apostólica Carismática celebra os Sete Sacramentos, com especial ênfase na Eucaristia ou Missa;

A Igreja Católica Apostólica Carismática crê na Comunhão dos Santos;

A Igreja Católica Apostólica Carismática usa paramentos e segue uma Liturgia de Rito Latino;

A Igreja Católica Apostólica Carismática possuiu um governo episcopal e é detentora de Sucessão Apostólica válida por uma via católica romana;

A Igreja Católica Apostólica Carismática faz parte da Igreja una, santa, católica e apostólica de Cristo e é um dos seus ramos tal como outras Igrejas também católicas como a Romana, Ortodoxa, Velho-católica e Anglicana.

A Igreja Católica Apostólica Carismática é ecuménica e dialoga fraternalmente com outras Igrejas cristãs, tanto católicas como não-católicas.

Diferenças:

O Espírito Santo é invocado, sentido e é actuante de forma constante em qualquer reunião ou actividade da Igreja;

As Missas são sempre carismáticas, abertas ao mover do Espírito Santo e à manifestação dos Seus dons ou carismas;

A nossa espiritualidade é essencialmente focada no Espírito Santo e em Cristo;

Em cada Missa ou Eucaristia há sempre uma oração de invocação de cura e imposição de mãos sobre os doentes;

Os sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Carismática podem e são exortados a casar-se;

Os divorciados podem tomar a Comunhão;

Os divorciados, e tendo sido casados religiosamente, podem voltar a celebrar um casamento religioso;

A Igreja Católica Apostólica Carismática tem a sua própria hierarquia e estrutura de governo, independentes da Igreja Romana.

A Igreja Católica Apostólica Carismática vive exclusivamente das contribuições voluntárias dos seus fieis e não recebe qualquer tipo de ajuda ou subvenção do Estado.

A Igreja Católica Apostólica Carismática assume-se como uma legítima alternativa para aqueles que buscam uma Igreja viva e aberta ao mover do Espírito Santo e que não querem abdicar da riqueza da vida espiritual e sacramental católicas. É também um lugar de descoberta para os evangélicos que pretendem radicar-se na Tradição católica e que queiram entroncar-se na Autoridade Apostólica sem perder o amor que têm pelas Sagradas Escrituras da Bíblia.



17 comentários:

  1. É por tudo isto que acima foi referido, que eu, Cristão Evangélico Pentecostal (para quê tanto título...) se dessa forma for dirigido, assisto e partilho a Palavra de Deus numa congregação Católica Apostólica Carismática. No fim de tudo, eu sinto-me bem onde o povo de Deus se junta com o propósito de louvar e adorar o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Deus abençoe a ICAC e o servo que tem colocado à sua frente em Portugal. Abraço Marco Lopes.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, moro em SC e gostaria de saber quais os dias e horários da igreja em Ribeirão Preto/SC.

    ResponderEliminar
  3. Irmãos, vocês não tem nada de Católico ,vocês são Cismaticos. Pecam na questão do Divorcio, pois Jesus fala que o que Deus une o homem não pode separar (Mt 19, 3-12). Vcs pecam, porque vcs não estão em acordo com a tradição que diz respeito ao Bispo de Roma. Santo Agostinho dizia: "Roma falou cessa o Assunto". Não há Santo em toda a Igreja que fale contra a Igreja de Roma, todos são a favor e a amam e vcs ousam falar em viver a Espiritualidade da Igreja, que Espiritualidade? Santa Teresinha fala em Historia de uma alma no manuscrito B que gostaria de morrer pela Igreja de Roma. Vcs são, na verdade, católicos protestantizados e Cristo não está na sua Igreja, a Igreja de Roma foi nomeada Católica por Inácio de Antioquia no ano 107, essa Igreja que ele nomeou é a de Roma com o seu Bispo, o sucessor de Pedro, ele que recebeu a chave do Céu (Mt 16,18-21) e não vcs! Pseudo Católicos.

    ResponderEliminar
  4. Em outras palavras, a "Igreja Católica Apostólica Carismática" não passa de mais uma seita em meio às milhões que surgem.
    Mas, não tem problema, a Igreja Católica Apostólica Romana, já dura 2000 anos, e neste período, seitas apeceram e sumiram, e esse tal "ICAC", assim como o protestantismo, será apenas mais uma heresia na história da Igreja. "Céus e terras passarão, mas minhas palavras não passarão". Em resumo, é apenas mais uma seita a desafiar a Igreja de Cristo.

    ResponderEliminar
  5. Isso ai só é mais uma seita que vai de contra a Biblia a respeito do divorcio os padres nao vive o celibato. AVISO fujam dessa emboscada de satanás que se chama Igreja Católica Carismatica.

    ResponderEliminar
  6. Que benção conhecer uma Igreja dese porte, vendo os comentários vejo que é perseguida pela atual santa inquisição, assim como Jesus o foi. Essa Igreja é de Deus e quem duvida disto não conhece Jesus Cristo, mas conhece tradição que nada tem a ver com Cristo. Achei um site falando mal desta igreja coloco aqui o link caso não tenham visto, pois isso cabe medida judiciais. Continuem esse belíssimo trabalho. Deus os abençoe abundantemente.
    http://domvob.wordpress.com/2012/06/25/uma-nova-seita-no-meio-de-nos-a-igreja-catolica-apostolica-carismatica/

    ResponderEliminar
  7. O nome em inglês da igreja, que está no logotipo no topo da página, é Comunhão Internacional da Igreja Episcopal Carismática. O nome certo da igreja é episcopal ou católica?

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho muiiiitaasa do do povo sue participa destas seitas, porque engolem tudo o que foi colocado acima, por pura ignorância, pois estes sacerdotes para quem não sabe vem de uma realidade de um certo padre que foi excomungado pela Santa SE, e que depois se achou na autoridade de fazer a sua legião de falsos sacerdotes que acham que estão fazendo a transubstanciao do pão para o corpo de Cristo, e como conseguem fazer isto, se o seu maior foi descomungado, por ter sido desobediente só Santo Padre, e daí foi desligado no céu qualquer firma ou ação que queira achar seu é igual o da Igreja Católica Apostólica Romana, porque seja qual for esta pessoa ela não tem nenhum poder

    ResponderEliminar
  9. Dizia minha vó q qm vive de tradição não tem os pés no chão... esta mais do q na hora daqueles q se dizem católicos romanos pararem de perseguir e maldizer as religiões q tbm se denominam católicas pelo simples fato das mesmas não seguirem certas tradições católico-romanas... paremos todos com essa ignorância e esse achismo de que uma ireja é melhor q a outra... aos olhos de Deus somos todos iguais, não é a religião q professamos q nos salvará no juizo final... Jesus nos deixou bem claro o mandamento q diz: Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei. Está na hr de pararmos com a intolerância religiosa q nos cerca, darmos as mãos e professarmos a nossa fé... Deus ama a todos independente de cor, sexo ou religião.
    Obs: seremos julgados pelos atos q cometemos e não pela religião q seguimos.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Muitos aqui falam que os Católicos são inquisidores. Não conseguem justificar a criação dessa seita, então parte para acusações contra a Igreja Romana. Como vcs tem coragem para criar uma Igreja! Como Napoleão dizia "Eu teria que morrer na Cruz e ressuscitar para criar uma religião"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheça a Jesus e siga somente o caminho dele e não de religião, enquanto você fala de igrejas poderia está salvando almas para Jesus , e o que a ICAC faz , só dediquei esse tempinho pra esperar Deus tocar no seu coração e amar Jesus e não doutrinas de homens , Deus o abençoe

      Eliminar
    2. Conheça a Jesus e siga somente o caminho dele e não de religião, enquanto você fala de igrejas poderia está salvando almas para Jesus , e o que a ICAC faz , só dediquei esse tempinho pra esperar Deus tocar no seu coração e amar Jesus e não doutrinas de homens , Deus o abençoe

      Eliminar
  12. Pois muitos são os que virão em meu nome, proclamando: ‘Eu sou o Cristo!’, e desencaminharão muitas pessoas.

    ResponderEliminar
  13. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! — diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o Senhor." (Jeremias 23:1,2)

    ResponderEliminar
  14. Com os meus dois comentários acima, termino dizendo, será condenado todo aquele que, usando o nome de Cristo, dissipar ou espalhar o rebanho que só a Cristo deveria ser conduzido, independente de onde esteja este pastor. É uma verdade bíblica, não meramente uma tradição, como sugerem alguns... e por essa razão, àqueles que querem seguir o Cristo, deve tomar as escrituras como irrefutável.

    ResponderEliminar